sábado, 12 de março de 2011

Japão confirma explosão e vazamento radioativo na usina nuclear de Fukushima


Um dia após o violento terremoto seguido de tsunami que devastou a região nordeste do Japão a usina nuclear de Fukushima sofreu uma explosão. O porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, afirmou que o prédio de concreto onde está o reator número 1 da usina desabou, mas o contêiner de metal, dentro do qual está o reator, não foi danificado.
Segundo Edano, os níveis de radiação em volta da usina já caíram depois da explosão. A Companhia Elétrica de Tóquio, operadora da usina, informou que quatro funcionários ficaram feridos. O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, declarou estado de emergência em Fukushima Daiichi e Daini (também conhecidas como Fukushima 1 e 2), enquanto os engenheiros tentam confirmar se houve derretimento em um dos reatores de uma das usinas. Esse é um procedimento automático depois que reatores nucleares são desligados em caso de terremoto, o que permite que as autoridades tomem medidas mais rápidas.
A usina nuclear de Fukushima foi uma das muitas instalações do Japão danificadas pelo forte terremoto e tsunami que atingiram o país. A Agência Nuclear do Japão informou neste sábado que foram detectados césio e iodo radioativos perto do reator número um da usina Fukushima 1. A agência informou ainda que isto pode indicar que os recipientes com combustível de urânio dentro do reator podem ter começado a derreter.
Para saber mais: BBC - Brasil

0 comentários:

Postar um comentário